O conceito de
currículo pode ser definido como “um instrumento que deve levar em conta as
diversas possibilidades de aprendizagem não só no que concerne à seleção de
metas e conteúdos, mas também na maneira de planejar as atividades” (César
Coll), o qual acrescenta que o documento precisa ser revisto permanentemente
para acompanhar os anseios da sociedade em relação à educação das crianças.
As tecnologias, hoje,
são suportes na implementação do currículo, são meios de comunicação e expressão
do pensamento, através da incorporação de diferentes mídias como som, imagem,
animação, texto, transmissão de dados, e etc.
As relações entre
currículo e tecnologia se estabelecem para além dos meios. Sendo assim, o bom
desenvolvimento do currículo implica no uso das novas tecnologias, sendo o
primeiro construído na ação, ou seja, o currículo é um processo dialético que se
constitui na própria ação com o uso de tecnologias como construção social,
política e histórica.
A integração
currículo e tecnológica no contexto escolar e no desenvolvimento do currículo
deve se dar por meio de elaboração de projetos o que além de tornar a
aprendizagem mais real e significativa, tem como característica fundamental a
flexibilidade de planejamento. Sendo assim, o trabalho com projetos propicia a
integração das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, mas ele precisa ser
construído com a participação de todos os atores do processo
educativo.
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